Direitos da criança e do adolescente - Saúde das crianças e adolescentes
Os problemas de saúde mental entre crianças e adolescentes aumentaram significativamente nos últimos anos, tendo se intensificado no período da pandemia do Covid-19.
Casos de depressão, bullying, violências autoprovocadas e tentativas de suicídio têm sido frequentes. Dados do Observatório da Criança e do Adolescente, da Fundação Abrinq, apontam que o número de óbitos entre crianças e adolescentes, decorrentes de suicídio, aumentou em 55% entre 2010 e 2020, sendo que apenas em 2020 ocorreram 1.101 casos desse tipo no Brasil.
Buscando reconhecer iniciativas consistentes para o enfrentamento desses problemas, a Fundação Abrinq acaba de lançar seu segundo edital focado na questão da saúde mental, direcionado a organizações da sociedade civil. Trata-se do Prêmio Criança 2022. Podem se inscrever nesse edital organizações cujas atividades estejam associadas a um ou mais dos seguintes eixos:
Eixo 1: Projetos que visam diminuir as chances de ocorrências de problemas relacionados à saúde mental em crianças e adolescentes expostos a fatores de risco;
Eixo 2: Projetos que visam identificar e evitar o agravamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;
Eixo 3: Projetos que visam oferecer cuidados e atendimentos clínicos voltados à saúde mental, bem como promover a redução de fatores de risco.
As inscrições podem realizadas até o dia 30/06/2022.
Saiba mais